sábado, 10 de outubro de 2009

Inconstante e sempre


Sempre fui uma pessoa inconstante, de fases. Muitas vezes de mudanças radicais em pouquíssimo tempo. Tudo na minha vida é muito imediatista, porque eu vivencio a vida com muita intensidade. Eu acho que  fico buscando eternamente uma melhor maneira de se viver. Encaro a vida como um amplo leque de infinitas possibilidades. Podemos optar por um caminho mais racional, no qual acreditamos saber onde estamos pisando. Ou podemos optar por um caminho mais emocional, instintivo, impulsivo, onde mergulhamos no desconhecido e pagamos pra ver. Muitas vezes a emoção acompanha a razão, nesse caso, seguimos o coração com a certeza de estarmos fazendo a coisa certa... Assim, vamos escolhendo e desenhando a estrada da nossa vida. Ao final temos que lidar com as consequências e assumir a responsabilidade dos nossos atos... Não é assim?

Longe de mim querer resumir em um capítulo toda a jornada da nossa existência, mas é mais ou menos por aí...

Se nos deparamos com escolhas conhecidas, a qual já sabemos onde vamos dar, pode até não ser a melhor escolha, o preço pode até ser alto... Mas geralmente lá vamos nós, pela mesma escolha, velha conhecida, na qual nos sentimos protegidos “pode não ser a melhor, mas pelo menos sei onde vai dar”.

Sou uma pessoa que não se conforma com frases do tipo:"Eu sou assim!”... Estou sempre em busca de saber como realmente sou e de tentar mudar a minha natureza, baseando essas mudanças no que a minha razão me diz que é o certo.... E o que é o certo? Aí é que está a questão, o certo hoje, não é o certo de amanhã. Não existe uma verdade, assim como não existe um caminho. Então cada vez que a minha “verdade” muda eu mudo também!

Sou inconstante, e não entendo como todos nós não somos. Meus amigos parecem achar graça no meu jeito de ser, e deve ser engraçado mesmo, já que até eu rio disso. Mas sou só eu que acordo diferente cada dia? Sou só eu que, em alguns dias, amo ser eu mesma e tudo flui de acordo com a minha razão. Já em outros, passo o dia lutando contra os meus desejos e o que programei pra mim. E em outros, finalmente, entrego os pontos, enfio o pé na jaca e faço tudo o que não deveria fazer... Sou só eu?

Isso vem de uma busca incansável pra reprimir o que não é “certo” hoje, mas muitas coisas que não são “certas” são deliciosas e nós queremos muitoooo e muitoooo, e aí? Que guerra interna travamos todos os dias ao acordar! Lidar com os estímulos que recebemos durante o dia, uma avalanche de desejos reprimidos e vontades proibidas, algumas até impossíveis! E voltarmos pra nossa vida... E seguirmos as nossas rotinas... Como se não tivesse um mundo inteiro lá fora te chamando e te prometendo experiências incríveis. É meus amigos...

Sou sim uma pessoa inconstante, vivo a vida de uma forma tão intensa e dramática que chega a cansar. Mudo de opinião como quem muda de roupa. Mudo a minha vida por inteiro, me reinvento o tempo todo, simplesmente porque estou tentando aprender a viver. Hoje em dia, e cada vez mais, se multiplicam as possibilidades e eu não posso me contentar com uma só. Tenho dentro de mim essa fome de viver, de prazer, de me conhecer, de melhorar, uma busca pela consciência, uma paixão pela vida e pelas pessoas...Não chego a conclusão nenhuma, só vou seguindo assim, no meu jeito atrapalhado de ser, caminhando, correndo, caindo, levandando (não necessariamente nessa ordem) , mas com coragem, seguindo.

Um comentário:

mar&cia disse...

Esse texto tinha que ser acompanhado pela música Caçador de mim.
de Milton Nascimento, tem a ver